Make your own free website on Tripod.com

Velmir Khlebnikov

Os versos esotéricos do poeta Velmir Khlebnikov, fundador do futurismo russo, exerceram significativa influência sobre a poesia soviética.

Viktor Vladimirovitch Khlebnikov nasceu em Kalmytskaia, Rússia, em 9 de novembro de 1885 (28 de outubro no calendário juliano). Estudou física, matemática e ciências naturais na Universidade de Kazan e letras em São Petersburgo. Eslavófilo que amava a Rússia e a língua russa, mudou o primeiro nome, de Viktor (derivado do latim) para Velmir. Por volta de 1912 conheceu o poeta Vladimir Maiakovski e os dois transformaram-se no centro do movimento literário futurista.

Khlebnikov inventou uma linguagem poética própria, denominando sua teoria da relação entre sons e significados de zaum ou "linguagem transmental". Essa linguagem pretendia reviver o antigo nexo, já esquecido, entre os vocábulos de uma língua.

Khlebnikov publicou muito pouco em vida. Os poemas que exprimem a pesquisa da "linguagem transmental" só foram reunidos em 1936, nas Izbrannie stikhotvoreniia (Poesias escolhidas). A partir daí sua obra começou a ser reavaliada, embora muitos de seus textos continuassem inéditos. Velmir Khlebnikov morreu em Moscou, em 28 de junho de 1922.